terça-feira, junho 08, 2010

Alceu Valença, Geraldo Azevedo - Quadrafônico

Alceu Paiva Valença (São Bento do Una 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. É considerado um artista que atingiu maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas com o universo dos sons elétricos da música pop. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope montada nas costas do rock and roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Por conta disso, conseguiu dar nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada e repentes cantados com bases rock'n'roll e blues. Sua música e seu universo temático são universais, mas a sua base estética está fincada na nordestinidade.
Geraldo Azevedo (Petrolina, 11 de janeiro de 1945) é um compositor, cantor e violonista pernambucano. Autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Iniciou sua trajetória musical quando, aos 18 anos, mudou-se para Recife a fim de estudar, onde conheceu Teca Calazans, cantora, Naná Vasconcelos, percussionista, Marcelo Melo e Toinho Alves que faziam parte do grupo folclórico Construção ao qual juntou-se. Em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com a cantora Eliana Pittman. Fundou o Quarteto Livre que acompanhou o cantor Geraldo Vandré em diversas apresentações. A cantora Eliana Pittman em 1968, gravou "Aquela rosa" composição de Geraldo Azevedo. No início da década de 70, junto com o também pernambucano Alceu Valença formou dupla, com o bom desempenho no Festival Universitário da TV Tupi com as composições "78 rotações" e "Planetário" a dupla chamou a atenção da gravadora Discos Copacabana e em 1972, lançou com Alceu Valença, seu primeiro LP.

O Cd tem seu simples Rock psicodélico Poético e artístico, Lançado em 1972 primeiro cd de Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Alceu Valença & Geraldo Azevedo - Quadrafônico - 1972

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!... Raridadde esse, hein...?!(Quase não consegui, putz!...(rsrs)Parabésn pela iniciativa e pelo blog!.. Sucesso e um forte abraço, amigo!

Periecos brecho disse...

Valeu Reinodalira, qlq duvida é so da um toque que é nois

forte abraço bicho!!!!

ANALISE QUANTICA disse...

Tem jeito de entrar em contato comigo?

nelson@nigin.com.br

Obrigado.

Postar um comentário