terça-feira, junho 01, 2010

The Baby Huey Story - The Living Legend

Baby Huey (James Ramey) ( nascido em , 01 de janeiro de 1944) foi um americano cantor de rock e soul, nascido em Richmond Indiana. Ele foi vocalista da banda Baby Huey & The Babaysitters, cujo único LP gravado pela gravadora Curtom Records, em 1971, foi influente no desenvolvimento da música Hip Hop.
Um nativo Richmond, Indiana, james Ramey se mudou para Chicago, IIIinois, com a idade de dezoito anos, e trabalhou com várias bandas locais como cantor. Devido a um “distúrbio glandular”, ramey era um homem grande, pesando de cerca de 160 kilos. Seu tamanho contribuiu pra a sua presença de palco, mas também a problemas de saúde. No entanto, ele fez a luz da sua condição, adotando o nome artístico “Baby Huey” após Paramount Picture fizeram um gigante Patinho personagem de desenho animado de mesmo nome. Em 1963, Ramey, organista/ trompetista Melvin “Decon” Jones eo guitarrista Johnny Ross fundou uma banda chamada Baby Huey & The Babysitter, que se tornou um ato popular local e lançou vários singles de 45 RPM, como “Beg Me”, “Monkey Man”, “Messin With the Kid” e “Just Being Careful”.
Durante o final de 1960, a banda seguiu o exemplo de Sly &The Family Stone e se tornou um soul psicodélico. Huey começou a usar um afro e vestiu roupas de inspiração psicodélica africano, e adicionando cantadas, rimas auto referencial de suas performances ao vivo. De acordo com seus companheiros de banda, de rimas Ramey foram muito semelhantes em estilo ao aqueles mais tardes popularizado po rappers no hip hop musical. Os babás eram um ato popular ao vivo, mais nunca teve tempo para gravar um álbum.
Em 1969, o agente da banda Marv Heiman garantiu-lhes um audição com Curtom Record arranjador Donny Hathaway. Hathaway ficou impressionado com a banda, e deixou Curtis Mayfield para assinar com Baby Huey, mas não a banda. Embora a banda participasse da gravação do álbum de estreia Ramey, havia sentimentos de mau-star entre eles, e Ross e Jones deixaram a banda durante a gravação.

Em 1970, Ramey tinha desenvolvido uma dependência de heroína, e seu peso tinha aumentado para mais de 400 quilos. Ele começou a faltar em shows regularmente ou tornou-se tarde, e por insistência de seus companheiros de banda, entrou brevemente reabilitação na primavera de 1970. James Ramey morreu de um ataque cardíaco em 28 de outubro de 1970 com idade de 26 anos, e foi encontrado ao meio dia em sua casa de banho do hotel por seu gerente. Seu funeral foi realizado em 01 de novembro, em sua nativa Richmond, indiana. O cd mostra sua fúria do jazz, soul, funk e logicamente psicodelismo.

The Baby Huey Story - The Living Legend - 1971

1 comentários:

Velho Punk disse...

Há anos procuro esse cara. Valeu!!!! Vida longa ao seu blog!

Postar um comentário