sexta-feira, novembro 18, 2011

Orlando Cachaito Lopez - Cachaito


Orlando Cachaito López nascido em 1933. Foi um Cubano baixista, que ganhou a atenção internacional, especialmente desde o seu envolvimento no buenas vista social club.

Ele foi apelidado de Cachaito (“pouco Cachão”) depois de seu tio, baixista famoso e inovador da música mambo Israel “Cachaito” López.

Nascido em havana em 02 de fevereiro de 1933, orlando “Cachaito” López começou primeiramente ativamente envolvido na música quando tinha apenas nove anos de idade. Como a idade de onze ele estava envolvido com uma orquestra com sua tia. Seu desejo inicial era tocar violino, mas seu avô Pedro insistiu que ele assumisse o contrabaixo, como não tinha sido uma longa tradição de baixistas na família o López – diz a lenda que há de 30 baixistas de sua linhagem; uma tendência que eles não queriam parar. Ele começou a aprender o contrabaixo em um violoncelo, movendo-se rapidamente em um contrabaixo, quando foi grande o suficiente. Sua carreira musical diz-se que começou quando ele tinha doze anos, e com a idade de 13 anos. Cachaito composto sua primeira peça, um danzón chamada Isora Infantil. Até o momento ele tinha 17 anos, ele substituiu seu tio como o baixista com Arcano y sus Maravillas, uma banda que tinha sido em torno desde antes Cachaito nasceu. Ele fez tal impressão sobre o grupo que ele foi convidado a ficar. Na década de 1950, ele ajudou a criar o Descarga estilo de musica que é uma mistura entre o jazz de estilo de improvisação com ritmos afro-cubanos, e em 1957 ele estava tocando com a banda muito popular dança havana, Orquestra Riverside. Na década de 1960 tornou-se um baixista com a Orquestra Sinfônica Nacional, e também foi um membro chave da Irakere, banda cubana experimental com estilo e pop, folk, clássica cubana, influências Africano e Jazz.

Ele também foi membro do Buenas Vistas Social Club (aparecendo em Wim Wenders documentário “Buenas Vistas Social Club”). Depois de uma carreira de cerca de 60 anos, Cachaito ainda estava em turnê e gravação (incluindo tocar baixo como parte de um grupo de turismo cubano também com Guajiro Mirabal, Aguaje Ramos e Manuel Galbán), e muito o consideravam um dos melhores baixistas em Cuba.

Lopéz morreu em um hospital de cuba em 9 de fevereiro de 2009, de complicações da próstata cirúrgica. Tinha 76 anos.

Cd foi gravado em 09 de abril de 2001, os registros World Circuit, com Angá, Manuel Diaz (Conga), Pee Wee Ellis (horns), Bigga Morrison (Hammond), Manuel Galban (Guitarra), Amadito Vladés (Timbales), e Hugh Masekela (Flugelhorn).Buenos Apetite.
Orlando Cachaito Lopez - Cachaito - 2001

1 comentários:

Hugo Barranco disse...

Thank you.

Postar um comentário